Foi divulgada a versão 3.2.1 do Guia Prático da Escrituração Fiscal Digital (EFD ICMS/IPI), documento que orienta os contribuintes sobre a geração e entrega dos arquivos digitais relativos à escrituração dos impostos ICMS e IPI.
O Guia tem como objetivo padronizar e esclarecer a estrutura, os registros e as orientações de preenchimento da EFD ICMS/IPI, assegurando a conformidade das informações enviadas pelos contribuintes ao Fisco.
Objetivo da EFD ICMS/IPI
A Escrituração Fiscal Digital integra o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) e busca promover a integração entre as administrações tributárias federal, estaduais e distrital.
Além de substituir o suporte físico por documentos eletrônicos com validade jurídica, a EFD ICMS/IPI contribui para a racionalização e compartilhamento de dados fiscais, fortalecendo o controle e a fiscalização tributária.
Alterações trazidas pela versão 3.2.1
Com vigência a partir de janeiro de 2026, a nova versão 3.2.1 do Guia Prático traz as seguintes alterações:
1. Alteração do tipo do campo 07 (SER) registro D700, de N para C.
2. Alteração na orientação de preenchimento do registro 0150.
3. Alteração da orientação disposta no Capítulo I da Seção 10 – Informações sobre a Reforma Tributária sobre o Consumo
4. Alteração na orientação de preenchimento do campo 12 (VL_DOC) do registro C100.
5. Alteração na orientação de preenchimento do campo 25 (COD_MUN_DEST) do registro D100
Onde consultar o documento completo?
O documento atualizado detalha os registros, campos e instruções aplicáveis à escrituração fiscal digital e pode ser consultado na íntegra no Portal SPED – Guia Prático da EFD ICMS IPI.
Sobre a Avalara
A Avalara apoia empresas na jornada de conformidade tributária, com soluções que automatizam o cálculo de tributos, a emissão de documentos fiscais e o controle das obrigações acessórias.
Com tecnologia integrada e atualizações contínuas, suas operações permanecem alinhadas à legislação e preparadas para o novo modelo tributário brasileiro.
Conheça as soluções da Avalara e descubra como a automação pode tornar sua rotina fiscal mais eficiente e segura durante a Reforma Tributária:

